O que fazer quando o encanto acabou?

quinta-feira, 13 março 2008, 20:51 | | 25 comentários
Postado por Fábio Betti 

“O amor não é para ser eterno, mas infinito enquanto dure”. Esse é um dos pensamentos que imortalizaram o diplomata, músico e poeta Vinicius de Moraes. Vinicius era um romântico inveterado, do tipo que vivia grandes paixões e, por isso mesmo, também amargava grandes desilusões. Porque só se desencanta com o amor quem sabe o que é o amor. E a única forma de conhecer o amor é vivê-lo intensamente.

Nem todo o amor acaba, mas qualquer amor corre o risco de acabar. O amor acaba porque as pessoas mudam e, às vezes, mudam tanto que as pessoas que se amavam já não existem mais. Ou as novas pessoas em que se transformaram se apaixonam ou o desencanto toma o lugar do amor.

Encanto é o mesmo que feitiço, magia. Quando a magia acaba, ou seja, quando o encanto se transforma em desencanto, é como se acordássemos de um sonho bom – um sonho para onde não é mais possível voltar.

O desencanto não é só o fim de um ciclo, ele também é o começo de outro. “Tem que morrer pra germinar”, cantava Gilberto Gil, outro poeta que entende das coisas do coração.

Só que não é nada fácil aceitar a morte do amor, não quando ele ainda está vivo dentro da gente. É como se o chão desaparecesse de uma hora para outra e, ao invés de flutuarmos leves, sentimos como se caíssemos num abismo sem fim.

Quem já sofreu por amor sabe o que estou falando. A dor é tão profunda que faz com que nossa auto-estima fique lá embaixo. É como se a culpa de não sermos mais amados fosse nossa. O que é que fizemos ou deixamos de fazer para que o outro não mais nos quisesse? Ou o outro é que é um ingrato. Antes, fosse simples assim. Bastaria descobrir o que foi ou deixou de ser feito e pronto. Falha corrigida e o amor estaria de volta. Mas o amor não cabe em equações matemáticas.

Por isso, quando alguém, de repente, disser que não te ama mais, procure encarar essa morte como um fato da vida. Viva o luto, porque toda morte precisa de tempo para ser absorvida. Assim, o terreno pode ser preparado para o início de um novo ciclo.

E quando você for a pessoa acometida pelo desencanto, olhe para a pessoa que, até pouco tempo, você amava tanto e, na hora da separação, reserve a ela a atenção e a generosidade que você desejaria receber se a situação fosse invertida. Procure lembrar-se dos bons momentos que tiveram juntos e honre esse amor como um capítulo feliz na história de sua vida.

25 comentários para “O que fazer quando o encanto acabou?”

  • Nanci disse:

    Acho que se o amor é verdadeiro entre um casal, o encanto nunca acaba!
    o que acaba é uma decisão precipitada em momentos incertos.
    encanto não acabar é prá quem ama e está sempre atentos um ao outro
    é saber lidar com qualquer situação.
    boa sorte prá quem ama com sinceridade, porque o encanto sempre se renova.
    abraços

  • Nanci disse:

    Acho que se o amor é verdadeiro entre um casal, o encanto nunca acaba!
    o que acaba é uma decisão precipitada em momentos incertos.
    encanto não acabar é prá quem ama e está sempre atentos um ao outro
    é saber lidar com qualquer situação.
    boa sorte prá quem ama com sinceridade, porque o encanto sempre se renova.
    abraços

  • Nancy disse:

    olá….prá dizer a verdade, acho que só existe desencanto prá quem nunca soube o que é um amor sicero ,puro, verdadeiro e nem carinho
    de um ser amoroso e dedicado ao amor

  • Nancy disse:

    É optar por ter amor pela própria familia em primeiro lugar
    antes de que o encanto se acabe por ser trocado pelas companhias
    dos amigos e amigas que muitas vezes nem sabemos ou conhecemos
    e que são procurados pela internet esquecendo que temos familia.
    Amigos (as) são partes da amizade, mas o amor é aquele que o fizemos
    formando nossa familia, então penso assim: A Familia em primeiro
    lugar, se analizarmos bem…iremos entender que é especial a companhia
    da familia, porque amigos não vivem com nossa familia e não dormem na
    mesma cama.
    obrigada. e tenham tds um bom dia!

  • Lucas disse:

    O texto é perfeito! Parabéns!

  • Flor de belo disse:

    Entrei aqui por que me disseram que o encanto acabou.
    Não sei exatamente do que se trata…
    Como pode o encanto acabar se o interesse, o tesao e a quimica nao?

  • Fabio Betti disse:

    Flor, sua pergunta só pode ser respondida por você mesma ou por quem disse para você que o encanto acabou. Encanto talvez signifique uma coisa para você e outra coisa completamente diferente para o outro.

  • mabel disse:

    O ENCANTO ACABA SIM….ISSO ACONTECE QUANDO A PAIXAO VIRA AMOR E ESSE AMOR NÃO É MAIS CORRESPONDIDO..VC TENTA RESGATAR O PASSADO QUE FOI BOM..TENTA RESGATAR O OLHAR PURO E INGENUO..TENTA RESGATAR A CUMPLICIDADE E DE REPENTE ESSE AMOR QUE VC PENSAVA QUE AINDA EXISTIA..NAUM EXISTE MAIS.. VIROU SONHO.. O BEIJO NAUM É MAIS O MESMO O TOQUE NAUM É MAIS O MESMO.. O BRILHO NO OLHAR ACABOU.. E QUANDO NOS DEPARAMOS COM ISSO TD É TRISTE….PQ O HOMEM QUE VC QUERIA AO SEU LADO NÃO EXISTE MAIS.. FOI MAGIA.. FOI SONHO…FOI…. FOI…HJ NADA MAIS RESTA….

  • Guilherme Solek disse:

    Tipo li todas as coisa postadas ai! os comentários tudo! mas ainda pareço desesperado e perdido! Tipo parece que não a amo mais,mas eu não vou conseguir viver sem a presença dela sabe. Tipo não sei explicar direito,é tão bom estar ao lado dela,mas não é intenso como antes,não é que nem antes quando eu sentia cada momento e cada detalhe forte msm! sei lá, o amor que construímos juntos continua nela em relação a mim,aos sonhos nascidos,aos planos,tudo emfim; mas a minha parte eu não sei onde ta, o meu amor sumiu,não vejo mais o encanto, e agora não sei o que fazer, tenho todo medo acumulado de vê-la sofrer! Mas isso foi um espanto pra mim sabe! Tipo to ficando loko!
    Não queria mata -la por dentro, não queria que ela matasse,jogasse fora todo o amor que nela surgiu, então eu não sei o que fazer,porque pensar em viver sem ela me dói a cabeça. Mas mais ninguém me chama a atenção, só que sei lá o encanto ta sumido! e eu não pretendo desistir do nosso amr, do amor dela cultivado,amor inovador,que encanta ela, não queria ignorar esse amor em relação a mim!

    • JANAINA PORTO DE SOUZA disse:

      Nossa Guilherme, que situação! Acho sim que você a ama, o problema é que a relação já passou da paixão, e todos nós queremos sentir aquele frio na barriga dos primeiros beijos, das promessas, dos sonhos…É difícil aceitar quando a paz de encontrar alguém para a vida toda chega, sempre preferimos o tormento da paixão.

  • TBV disse:

    estou sem saber o que fazer hoje ouvir que o encanto acabou, estou desesperada, pq comigo se sempre fui honesta e fiel.eu estou marrendo..

  • Carla Moraes disse:

    Acredito que mesmo sendo um amor verdadeiro o desencanto apareça, posso dizer com toda convicção no meu caso que eu amo esse homem, mas me desencantei com cada atitude dele, com cada negligência em relação a nós, com cada palavra dele em relação ao seu EU.

  • Iara disse:

    Nunca imaginei que poderia ler algo que me fizesse tão bem… Era tudo o que eu precisava ouvir… Principalmente por que o que eu mais me pergunto é: Quando foi que eu errei? O que eu fiz para que o encanto dele se acabasse?? E na verdade, “amor não cabe em equações matemáticas” e “tem que morrer pra germinar”… Perfeito

  • Mariangela disse:

    As pessoas mudam de comportamento com o tempo . Eu e o outro mudamos e muitas vezes passamos a não agradar mais o parceiro com as novas atitudes . Um grande amor pode perder o brilho e entrar numa fase de monotonia e insatisfação que inevitavelmente esfria o relacionamento e corrói o afeto. Nós sentimos muito tristes neste momento porque sempre idealizamos uma relação plena, perfeita e assim que constatamos a falha, ficamos desolados com a sitaução, meio sem rumo. Como prosseguir, redirecionar a vida, depois de tantos anos juntos?
    É hora para refletir.

  • MARIA LUISA disse:

    ESTOU PERDENDO O ENCANTO,POIS TODO MUNDO AMA UM DIA,E TODO DIA OS DOIS TEM QUE ALIMENTAR ESSE AMOR.QUANDO NAO ACONTECE O ENCANTO VAI ACABANDO,E É MUITO TRISTE POIS ESTOU PASSANDO POR ISSO,E ESTOU MUITO TRISTE POR VIVER ESSE MOMENTO

  • mazynha disse:

    O encanto acaba quando apenas 1 se entrega, apenas 1 alimenta, ou seja, se não há reciprocidade vai cansando, hoje vc ama menos que ontem, amanhã menos que hoje, e quando percebe, já virou tanto faz………..
    Adorei o texto, parabéns!!!!.

  • Marina disse:

    O desencanto não tem a ver com o nunca ter amado, em minha opinião tem mais relação com: quanto de cultivo teve esse amor. No meu caso, amei demais, porém a pessoa me magoou muito, era em quem eu mais confiava e isso foi quebrado, senti o que está explicito no texto: quem eu amei não está mais ali e agora? Com filhos é muito complicado, entra a questão da família. .. é tão difícil escolher entre o encanto e o bem mais precioso da minha vida: meus filhinhos. O pior de toda essa situação é saber que não fui retribuída. Fui fiel e honesta…. diante do que vivi sugiro que diante do desencanto só tem duas situações: dar um basta e seguir em frente ou conviver com isso por um sacrifício maior (o que é muito triste). Se não fosse pela família, não pensaria duas vezes em seguir adiante!!!!!

  • Fabio disse:

    Hoje eu não procuro mais a pessoa que antes retribuía toda a atenção que eu lhe dava. Ela me procurava e eu a procurava também. Certo dia essa pessoa começou a mudar aos poucos e ficando mais e mais distante. Isso virou razão de várias discussões. O que mais me cansou e ela me recusar coisas como um simples telefonema quando mais precisei de um pouco de atenção. Hoje gosto da pessoa ainda, mas menos que antes e já virou um tanto faz para mim. Procurá-la seria mais um aborrecimento que eu teria.

  • Ro disse:

    Realmente as pessoas mudam muito e a vida também, é muito difícil seguir com o relacionamento quando ele esta destruturado é como se fossem duas pessoas estranhas e só tem cobranças e um feri o outro mas também não é facil romper pois foram anos dedicados a um relacionamento, teve pessoas envolvidas e a vida toda estruturada naquele relacionamento, é uma pena quando não da certo e dói muiiitooooo

  • Daniela de Fátima Pereira da Silva disse:

    O encanto acaba, quando só você é fiel !!! O encanto acaba quando você se vê trocada ou substituída por uma pessoa qualquer, uma vez, duas vezes ou até mais, e sempre a pessoa tem uma desculpa, um dia tudo cansa!!! um dia o encanto acaba…. e como dizer isso pra pessoa se ele não aceita???

  • Gláucia Caldo disse:

    Na verdade há um misto de negação, eu sei que acabou, eu não tenho mais desejo por ele, não sinto que me faz falta. Ele sempre foi ausente, na criação das filhas, nas coisas que me importam, eu tenho por ele muito carinho, aquele cuidado de uma mãe pro filho, porque depois de tanta falta de cuidado e atenção é o que eu me sinto hoje, não mais uma mulher com desejos ou ilusões, hoje eu vejo no meu marido alguém que só liga pra ele mesmo, nunca está em casa, só vai aonde pode ficar e beber com os amigos. Nossa vida de casados foi se perdendo, eu pedi tantas vezes que ele se dedicasse mais, mas como eu sempre estive ali, ele nunca se importou. Estou cansada, tenho medo de recomeçar depois de 32 anos, não sei direito como andar…é como se eu perdesse uma parte que cresceu e de repente eu me vejo aqui, sem saber direito como recomeçar. Tenho medo, mas tenho um cansaço muito grande e ainda gostaria de viver com mais felicidade, a solidão não me assusta, eu já estou sozinha há muito tempo!!

    • Mary disse:

      Glaucia, muito tocante seu depoimento. A solidão já está em nós. As vezes acho que sonhamos que um casamento ou um amor pode nos tirar disso…mas nada é capaz disso. Sinto muito por seu casamento…por sua solidão silenciosa. Acho que vc deveria tentar viver sozinha. Não será pior…talvez a novidade te devolva o amor por si própria que seu esposo sem querer em seu egoísmo rouba de vc. Boa sorte

Comentário