O irmão mais velho

sexta-feira, 19 novembro 2010, 20:35 | Tags: , | 2 comentários
Postado por Fábio Betti 

Este aqui sou eu. Sou o primogênito, o filho que vem primeiro. O primeiro filho a trocar fraldas, o primeiro filho a falar mamá e papá.

Quem chega primeiro tem o gostinho de não ter concorrência. Até que surge um irmãozinho…
E aí o primeiro filho vira o filho mais velho.

Em minha família e, talvez, em muitas outras, a principal função do filho mais velho é dar o exemplo.
No meu caso, resolvi juntar as duas coisas e segui por anos dando exemplo como primeiro aluno da escola.

E, quando me tornei um adulto, segui dando exemplo para meus irmãos, até quando eles também já eram adultos.

Nada mais natural, portanto, que eu recebesse primeiro a notícia que minha mãe, subitamente acometida por um câncer incurável, viveria, no máximo, mais um ano.

Assim como natural também era minha função de dar a notícia para meus irmãos.

Apesar de ser o segundo filho, meu irmão nunca foi o segundo em nada, muito menos o primeiro.
Naquele verão de 1995, ele trabalhava como garçom em um sushi bar e passava os dias pegando onda.

Minha função era contar-lhe a história com delicadeza e, logo em seguida, ampará-lo em sua dor.

Mas antes que eu pudesse concluir, ele simplesmente olhou para mim com aqueles profundos olhos azuis e me segurou forte em seus braços.

Aí fui eu que não consegui mais falar nada.

De repente, meu irmão mais novo, que tinha fama de ser a ovelha negra na família, estava ali, me dando uma aula de maturidade e sabedoria. Esse irmão que apareceu depois de mim e que, naquele momento, era o irmão mais velho que eu nunca tive e que iria nascer justamente no momento em que eu mais precisava dele.

2 comentários para “O irmão mais velho”

  • Cleyce Bertoloti disse:

    Esse irmao que de saudades voce morre esta aqui em San Diego criando outra familia para completar a que ele deixa tao longe… e ele Fernando sente tanto carinho por todos os familiares que acompanham ele e torcem por ele!!!! A ovelha negra vai ser papi de um garotao esperado para fevereiro 12. Sua maezinha la de cima esta olhando por todos voces e muito feliz de ver essa familia linda crescer e ser tao amiga e amada.

  • Fábio Betti disse:

    Que bom tê-la aqui, Cleyce! Pois é, acho que esse irmão nunca foi, de fato, ovelha negra. Mas só fui descobrir isso quando, como descrevo neste texto, precisei de amparo em um momento onde meu chão simplesmente desapareceu. A vida está cheia de oportunidades como essa pra gente reconhecer o valor das pessoas que nos amam verdadeiramente. Se você está com meu irmão, você também deve ser alguém muito especial. Não tenho dúvida de que meu lindo sobrinho irá nascer em uma família muito linda e amorosa. Recebem nosso amor e nossas saudades. Um beijo enorme para os três.

Comentário

You must be logged in to post a comment.