Alegria estranha

quinta-feira, 14 abril 2011, 09:49 | Tags: , , , | 5 comentários
Postado por Fábio Betti 

Têm dias que acordo com uma estranha alegria. Achando tudo estranhamente diferente. Até mesmo o usualmente doloroso ato de fazer a barba ganha uma nova cor com o sorriso nos lábios. Na verdade, tudo parece ganhar um brilho diferente. O banho deliciosamente quente, a roupa escolhida com carinho, o aroma gelado da pasta de dente, o pão de queijo comido de pé na padaria.

É curioso, mas embora essas coisas já façam parte da rotina, têm dias que é como se elas fossem únicas. Tudo parece ter um sabor especial.

Sabe aquela música que nos emociona sem que a gente faça a menor idéia do que diz a letra? Ou aquele aperto no coração que, de vez em quando, bate quando cruzamos nosso olhar com o de uma criança de rua, cuja história de vida provavelmente jamais saberemos ao certo?

Pois é, são coisas difíceis de explicar.

Tenho um amigo que procura enquadrar tudo dentro de explicações lógicas, científicas. Provavelmente, ele diria que essas coisas são fruto de meu inconsciente, de minha imaginação e, portanto, não existem na realidade. Ou seja, aquilo que não se explica não existe. Simples. Esta é a famosa teoria do não-sentir, do não-sofrer. Aquilo que ignoro ou não me dá prazer, eu anulo, elimino, apago de minha memória e, portanto, deixa de existir.

O problema é que têm muitas coisas prazerosas que também não compreendemos, e essa teoria, como qualquer teoria, é meio burra e não consegue distinguir direito entre o mundo desconhecido do prazer e o mundo desconhecido da dor. Se não conheço, tenho medo e pronto!

Outro dia ouvi de um outro amigo – puxa, parece que tenho um monte deles! – uma frase que ficou batendo em minha cabeça como um disco riscado: “Ter medo é se afastar de Deus!” Uau! Eu diria que esta é uma puta de uma frase! “Ter medo é se afastar de Deus!” A exclamação é por minha conta. Se você for pensar, a lógica da frase é difícil de contestar até mesmo por quem gosta de colocar as coisas dentro de quadrados. Isso porque fica difícil acreditar em Deus e, ao mesmo tempo, ter medo. É mais ou menos se disséssemos assim: “Olha, tenho fé em Deus, mas, por via das dúvidas…” Ou crê ou duvida. Não tem jeito!

Pensando agora no lado contrário, me vem a frase: “Quem acredita em Deus não tem medo!” A frase também vale exclamação, você na acha? Afinal, se acreditamos na existência de Deus e, portanto, na possibilidade de que existe este grande maestro da vida, do que é que vamos temer? Quem se conecta a Deus não teme nada. E não é porque sabe que a mão da providência está lá para dar uma força que precisa colocar sua vida em risco. Pelo contrário, conectar-se a Deus é querer proteger a vida mais do que qualquer outra coisa.

Nossa capacidade de cuidarmos de nossa própria vida nos aproxima de Deus. Sabe por que? Porque isso nos torna deuses. Você já parou para pensar que temos esse poder? O poder de fazer o que bem quisermos de nossas vidas? Pois é, e curiosamente muitos de nós acabamos não fazendo isso direito.

Uma definição clássica de alegria que, inclusive, consta do dicionário é que ela é o estado manifestado por quem sente prazer de viver. Para senti-la, portanto, basta estar vivo.

Para você ver, comecei este texto falando em uma “estranha alegria” e agora percebo que estranho mesmo é não senti-la.

5 comentários para “Alegria estranha”

  • Beth Sião disse:

    Estou numa espécie luto… deu um jeito muito estranho acredite… fiquei um tempo só… pra dizer a verdade quase 5 anos… e recentemente estava namorando e pire… ele faleceu faz 2 semanas apenas… fiquei com uma sensação estranha… fiquei uns 3 dias ressentida mas, quase não chorei.. o que é estranho.. eu que sou tão chorona… depois me deu assim uma louca adrenalina… e mandei pintar aqui o escritório, e lavei tudo até as paredes, aí fui pra calçada e quando vi estava capinando as ervas daninhas da minha calçada e fui até a esquina… e depois fui para casa e comecei a arrumar os armários, do meu quarto, depois da sala, depois do quarto da minha mãe e depois do da Rubia, e depois eu subi para a casa em reforma arrumei a outra casa, o quintal a rua… voltei para a academia e corria na esteira, pedalava, fazia abdominal, sem cessar.. e cara eu fiquei arrumando e consertando o meu pequeno universo sem parar por umas 2 semanas… aí do nada parou… me esgotei… ai fiquei com um estranho humor o dia inteiro rindo de tudo… ri tanto num dia só… que fiquei com o maxilar doendo… diz que rir de tudo é desespero… fiquei tão extasiada… numa louca e estranha alegria… danço sem parar, e está tudo tão intenso… que um dia um cara da academia veio correr comigo na esteira e conversamos assim meia hora… só banalidades… depois que sai da academia ele me esperou na saída veio com o carro na contramão e me lascou um beijo pode ? Fiquei pensando será que minha fala não está correspondendo ao pensamento !!! Acho que não senti nada além da percepção que tinha algo de muito errado no reino da Dinamarca… será que sei lidar com a perda ? Serei eu muito fútil, ou aceito a morte?

    De qualquer forma nunca vivi isto… e me assusta como estou lidando com isto… as pessoas chegam em mim e dizem nunca te vi tão bem… que coisa louca… já viveu isto ?

    Beth

  • Fabio Betti disse:

    Beth, com certeza, o que você viveu só você viveu. Já vivi situações de alegria e, até, euforia inexplicável. Não sou psicólogo nem nada do gênero e não saberia dizer o quanto o que você está vivendo tem a ver com alegria genuína ou dificuldade de se conectar com a dor. Isso, só você vai poder responder.

  • Cleber disse:

    Bom dia! Estava a pesquisar uma imagem que representasse alegria e me deparei com o texto que por sinal é muito bom… Bom mesmo! Parabéns!

    Abraço!

  • Fabio Betti disse:

    Obrigado, Cleber. Abraços

  • Elias disse:

    Ola Meu nome é Elias
    E de evz enquando em sinto desta forma, esta estrnha a legria,e concordo com o sue texo. e muito obrigado por clarear minah mente ^^

    as vezes a duvida nos conseme, e esquemos que somos nos mesmo que escolhemos isso pr anos msm, ja q somso arquitetos de nós msm ^^

    Sobre Deus, talvez nao exista , talvez sim , mas quando se para pra acreditar nos conformamos que rpecisamos d eum auxilio, ^^ e memso q naoe xiste ainda somso capases de buscar em nos msm este auxilio ^^ e fazer ele se tornar real em nossas vidas…..Cao queria postie meu blog , gostaria de compartilhar com o seu abraços Elias

Comentário

You must be logged in to post a comment.