O lado feminino

quarta-feira, 24 agosto 2011, 22:34 | Tags: , , , , | 3 comentários
Postado por Clarissa Porciuncula 

Acho que já me senti machista algumas vezes na vida. Uma ou outra opinião sobre determinado assunto me fez pensar, imediatamente, se o meu pensamento primeiro não teria sido machista. Isso também aconteceu ao ler um dos textos do meu querido amigo Fábio sobre olhares e traições, onde algumas leitoras se posicionaram com veemente repulsa à opinião dele a respeito desses olhares masculinos dirigidos às mulheres.

Mas, logo em seguida, repenso, avalio e visualizo casais conhecidos ou não, meus amigos, minhas amigas, meu companheiro e a mim mesma. Penso em como nos posicionamos, como nos relacionamos e vi que não, que não havia sido machista em meu pensamento, mas apenas ampliei um pouco meu campo de visão. Olhei sim, pelo masculino, mas por aquele que me complementa e não pelo masculino machista que me afronta como mulher, que me sujeita ou desrespeita. E é através desse olhar masculino complementar que prefiro ver as relações quando me coloco do lado deles, dos homens.

O homem machista no sentido estrito – limitado mesmo – da palavra é aquele que só vê um lado, o seu, o de macho dominante. E há também as mulheres estritamente feministas que vêem no homem um inimigo a ser combatido – mesmo que seja o seu próprio companheiro. Que sorte a nossa que o que está mais em discussão neste blog não são esses casos extremos.

O feminismo como luta pela igualdade nos ajudou muito no decorrer da história, tanto que estamos aqui para discutir as relações, reclamar, xingar, votar, enfim, nos posicionarmos. Da mesma forma que o masculino e o feminino se complementam, temos todos um pouco de cada um dos dois extremos dentro de nós e seria uma insensatez negar sua existência. Talvez seja exatamente por isso que por vezes posso me ver confusa sobre opiniões machistas… ou não.

Compartilhar da alma e da presença masculinas é um privilégio – seja com pais, irmãos, companheiros, amigos, parceiros de trabalho ou o que for. Da mesma forma que vejo o benefício que obtém os homens ao compartilharem a alma e a presença femininas. Gosto muito da companhia masculina, do respeito, dos olhares, dos cuidados, dos pontos de vista. Esse é meu imperioso lado feminino.

Tentar entender os diversos veios que formam as relações humanas é uma das coisas que nos mantém alertas. Ou pelo menos, deveria.

Quando o Fábio me convidou para expor alguns pensamentos neste blog, senti-me absolutamente lisonjeada, pois, como eu disse, poder compartilhar é um privilégio, seja nas relações, grupos de discussão, blogs etc. – além de ter a alegria de renovar um vínculo de amizade criado há muitos anos. Gratidão.

3 comentários para “O lado feminino”

  • Clarissa disse:

    Olá, Paula.
    Muito obrigada por seu comentário tão bem colocado. Assim como você, eu também não acredito em extremos. Claro que existem, mas não creio que possam produzir nada de bom. Muito pelo contrário, trazem a intolerância e desavenças.
    Acredito no potencial que temos para trabalharmos o equilíbrio das relações.
    Um abraço.

  • Ligia Freitas disse:

    Olá Paula, parabéns pelo texto. Escrevi um poema sobre discussão e publiquei com essa foto desse olhar, que você utilizou para o seu texto, mas não consegui identificar o nome do fotógrafo para fazer a devida citação. Você sabe o nome?! Muito obrigada. Ligia

  • Clarissa disse:

    Oi Ligia. O texto é meu, Clarissa. A imagem foi colocada pelo Fábio, que tirou do banco de imagens. Não sei a origem. Pergunto a ele e assim que souber, lhe respondo. Obrigada.

Comentário

You must be logged in to post a comment.