Seu relacionamento tá morno? Então faça alguma coisa! (visão masculina)

domingo, 20 julho 2008, 16:22 | | 7 comentários
Postado por Fábio Betti 

“O amor é fogo que arde sem se ver”, já dizia Camões. E o que ele estava querendo dizer com isso? Bem, como se trata de uma poesia, cada um interpreta a frase a sua maneira, mas, certamente, ele estava se referindo a um tipo de sentimento muito diferente da paixão, que é exibicionista por natureza. Por mais intenso que seja, o amor está sempre alguns graus abaixo da paixão. Se ele fosse o tempo todo quente como a paixão, se consumiria em seu próprio fogo. Isso quer dizer que encarar um período morno no relacionamento deveria ser algo absolutamente natural. Mas parece que todo mundo nos cobra o tempo todo daquele amor tórrido, arrebatador do cinema. E nós, muitas vezes, sem perceber, levamos essa busca maluca a sério. Só que um filme não dura mais do que duas horas, e o amor pode durar anos a fio. E não é na base de emoções à flor da pele que se construirá um amor duradouro. O amor precisa de intervalos para recuperar o fôlego e prosseguir.

Por isso, se o relacionamento está morno, antes de sair por aí em desespero, pergunte-se se não se trata de um desses períodos para recarregar as baterias. Você ou sua companheira pode estar vivendo um momento de recolhimento, de auto-reflexão, de retração, como preparação para um novo momento de expansão.

Retrair e expandir são os movimentos mais facilmente encontrados na natureza: é assim que a gente respira, alternando o expandir e o retrair o tempo todo; é assim também com o movimento das marés, com o crescimento das plantas, que se recolhem nos períodos de seca, para economizar energia. Quando o relacionamento, de repente, se torna morno, talvez seja isso o que esteja acontecendo: um natural período de estiagem. Mas nenhuma planta sobrevive sem chuva, como nenhum relacionamento sobrevive a um longo período morno.

Portanto, se você sentir que a temperatura baixou por mais tempo e mais do que devia, não espere até que o amor já tenha se congelado de vez. Chame sua companheira para conversar e parta com tudo para uma discussão de relação. É importante que vocês se perguntem o que está acontecendo com aquele relacionamento que costumava ter seus vales, mas também os seus picos. Parem, pensem e respondam com toda a honestidade: apesar do momento ruim, vocês continuam gostando um do outro o suficiente para desejarem continuar juntos? Nessa discussão, o mais importante é que cada um tenha o tempo que precisar para colocar suas necessidades e seus desejos. Se ambos puderem expressar livremente suas expectativas, as defesas tendem a se recolher, tornando o diálogo mais aberto e verdadeiro, condição básica para que o amor saia de seu estado de hibernação e volte a aquecer o coração dos amantes.

7 comentários para “Seu relacionamento tá morno? Então faça alguma coisa! (visão masculina)”

  • Carol disse:

    Eu amei. Simplesmente. Acho que nunca vi um texto tão simples e verdadeiro sobre este assunto. E ainda na visão masculina, fantástico! Tem muita gente, tem muuuuita gente que deveria ler isso. Ou o contrário, esse texto deveria estar em um trilhão de lugares para que todos tenham acesso. Passei pelo episódio descrito há alguns meses. É tudo verdade. Descrição de amor, de “morno’, tudo perfeito, penso igual. E o ponto principal: “Se ambos puderem expressar livremente suas expectativas, as defesas tendem a se recolher, tornando o diálogo mais aberto e verdadeiro”. Falar também é amar! Parabéns!

  • Fábio Betti disse:

    Obrigado, Carol, por seu comentário e fique à vontade para fazer “Ctrl C Crl V” no texto e enviar para quem quiser. Beijos.

  • Fábio Betti disse:

    Obrigado, Carol, por seu comentário e fique à vontade para fazer “Ctrl C Crl V” no texto e enviar para quem quiser. Beijos.

  • Monique Abud disse:

    Olha… Finalmente encontrei o texto certo sobre o amor morno, pensei igual a você essa parte de recuperar energia e analizar fatos e ocorridos a relaçao de duas pessoas…
    Está acontecendo comigo que meu amor que sinto está morno e tenho motivo para está assim.
    As vezes penso que isso pode levar ao fim aos poucos do convivio a dois. Ou então precisamente dará o tempo para rever se iisso é realmente o fim do amor ou tempo para recuperar o amor que perdeu.
    Parabens…

  • Eliane Barbosa disse:

    Que descrição perfeita, isso acontece com todo casal que se ama, e todo deveriam ter acesso a esse texto maravilhoso! É isso mesmo que acontece. Parabéns!

  • Fabio Betti disse:

    Eliane, agradeço imensamente por seu comentário. Primeiro, pelo tempo que você dispensou em ler e comentar o texto. E, segundo, por me fazer lembrar dele. Apesar de ter escrito isso há quase quatro anos, foi muito bom me reler…rsrs. Abraços

  • Eliane Barbosa disse:

    É incrível como o tempo passar e esse sentimento e dúvidas ainda são tão atuais.Como nos preocupamos com coisas perfeitas que se pararmos pra pensar, se fossem perfeitas não seriam perfeitas…Bom fazer você lembrar desse texto, espero que você faça mais desses! rsrsrs Para nossa alegria! rsrsrrs

Comentário

You must be logged in to post a comment.